Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/381
Título: Ocorrência de enteroparasitoses em pacientes atendidos no laborátório municipal da cidade de Brejo da Madre de Deus - PE
Autor(es): Clímaco, Marcela dos Santos
Palavras-chave: Parasitologia
Saúde pública
Qualidade de vida
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Os helmintos e protozoários patogênicos são agentes etiológicos de várias parasitoses intestinais e representam um grave problema de saúde pública contribuindo como um dos fatores para o agravamento de problemas sociais e médicos, sobretudo nos países subdesenvolvidos. As enteroparasitoses podem apresentar manifestações clínicas variadas relacionadas tanto a fatores ligados aos parasitos como carga parasitária adquirida, consumo de nutrientes e sangue e invasão da mucosa intestinal, quanto a fatores relacionados ao hospedeiro como idade, estado nutricional e competência imunológica. As condições climáticas do Brasil associadas à situação sócio-econômica de considerável parte da população, facilitam a disseminação de uma variedade de enteroparasitos. No presente trabalho determinou-se a prevalência de parasitos intestinais em pacientes atendidos no Laboratório Municipal da Cidade de Brejo da Madre de Deus - PE. O estudo do tipo descritivo e documental foi realizado no período compreendido entre setembro de 2010 a abril de 2011. Verificou-se a presença de enteroparasitos nos resultados analisados, dentre os protozoários detectados a Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar apresentou um maior número de ocorrência. Com relação aos helmintos, a espécie mais prevalente foi o Ascaris lumbricoides. A faixa etária que apresentou maior índice de contaminação foi entre 0 a 10 anos. No gênero feminino foi averiguado um maior percentual de pessoas parasitadas. Quanto às associações parasitárias observou-se uma maior prevalência de casos de monoparasitismos sobre os de poliparasitismos, neste último a maior freqüência foi de E. histolytica/E. dispar e Entamoeba coli. Concluiu-se que na amostra estudada, uma parcela considerável de pacientes encontrava-se infectada. Como a maioria das enteroparasitoses são assintomáticas ou apresentam sintomas clínicos discretos ou inespecíficos, é necessário a investigação diagnóstica para identificá-las e assim evitar conseqüências mais graves e até fatais, contribuindo dessa forma para uma melhor qualidade de vida da população contaminada.
Descrição: CLÍMACO, M. dos S. Ocorrência de enteroparasitoses em pacientes atendidos no laboratório municipal da cidade de Brejo da Madre de Deus - PE. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/381
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela dos Santos Clímaco.pdfMarcela dos Santos Clímaco1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.