Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3816
Título: Destilador solar associado a fogão ecológico utilizado para produção de água potável no semiárido nordestino
Autor(es): Silva, Ruana Chagas da
Palavras-chave: Recursos hídricos
Destilação
Qualidade de água
Data do documento: 26-Mai-2014
Resumo: Apesar das ações do poder público em algumas regiões do semiárido brasileiro a carência extrema de recursos hídricos força as populações a consumir águas com elevados níveis de contaminações biológicas e químicas (sais). Neste contexto este projeto teve por objetivo estudar um modelo de dessalinizador solar associado a um fogão ecológico para se obter água potável a partir de águas salinas. Foram observados os volumes de água produzidos em função da quantidade de madeira de algaroba (Prosopis juliflora) utilizada (TA) e da lâmina de água no interior do destilador (TB).O delineamento experimental adotado foi em parcelas subdivididas, com três repetições.Houve diferença significativa (p<0,01) em TA. Em TB e na interação entre os tratamentos não houve diferença significativa. Nos estudos de análise de regressão verificou-se que o modelo quadrático representa melhor os efeitos do total de biomassa consumida sobre a produção de água dessalinizada. Constatou-se que com 30 kg por dia de madeira consumida (TA1) se produziu cerca 51 e 54 litros de água nas lâminas de 1 cm (TB1) e de 2 cm (TB2), respectivamente. Nesse caso a relação foi de 1,7 e 1,8 litros de água por kg de madeira consumida, respectivamente. Por outro lado, quando consumo de madeira foi 75 kg por dia (TA4) se produziu cerca 96 e 86 litros de água na lâmina de 1 cm (TB1) e de 2 cm (TB2), respectivamente. Nesse caso a relação foi de 1,28 e 1,14 litros de água por kg de madeira consumida. O sistema de dessalinização solar associado ao fogão ecológico é adequado para solucionar o problema de comunidades rurais isoladas, em regiões áridas ou semiáridas, onde existem mananciais hídricos contaminados por sais ou microrganismos e existe escassez de água potável. Os volumes de água produzidos no sistema testado são suficientes para atender às necessidades de água destinada ao consumo direto e produzir um excedente capaz de suprir outas demandas das famílias de agricultores de base familiar do semiárido brasileiro.
Descrição: SILVA, R. C. da. Destilador solar associado a fogão ecológico utilizado para produção de água potável no semiárido nordestino. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3816
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RUANA CHAGAS DA SILVA_protected.pdfPDF - Ruana Chagas da silva531.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.