Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3821
Título: Grânulos de alginato de cálcio contendo 5CN06-LSVM
Autor(es): Antonino, Rayane Santa Cruz Martins de Queiroz
Palavras-chave: Alginato de sódio
Derivado tiofênico
Fármacos
Data do documento: 27-Mai-2014
Resumo: O uso de polissacarídeos biodegradáveis no desenvolvimento de novos sistemas transportadores de fármaco tem ganhado bastante aceitação. Os grânulos de hidrogel que contêm um agente terapêutico formado a partir do polímero alginato de sódio em presença de íons divalentes são estudados como um sistema multiparticulado para liberação controlada, visando a proteção do fármaco das reações adversas do meio e para melhorar a sua fabricação. A grande maioria das substâncias utilizadas na terapêutica atual derivou da utilização da estratégia de modificação molecular, e os compostos heterocíclicos que apresentam átomos de enxofre em sua composição são alvos dessa estratégia, visto que apresentam atividades antibacteriana, antifúngica, antiviral e antitumoral. Os derivados tiofênicos contendo o grupo cicloalquil ligado ao anel tiofênico apresentam importantes atividades farmacológicas, principalmente antifúngicas, sendo consideradas moléculas promissoras devido à crescente demanda por novos fármacos com esta atividade. Porém, eles apresentam limitadas propriedades farmacocinéticas devido ao seu caráter altamente hidrofóbico. Este trabalho objetivou obter um sistema multiparticulado de grânulos de alginato de cálcio contendo o 2[(2,4-dicloro-benzilideno)-amino]-5,6-diidro-4H-ciclopentil[ ]tiofeno-3-carbonitrila (5CN06LSVM), um derivado tiofênico, pelo método de gelificação ionotrópica, a partir de uma solução aquosa de alginato de sódio 3% e emulsão óleo em água (O/A) do fármaco 0,1%, misturadas em 5 diferentes proporções (A, B, C, D e E) com uma solução de cloreto de cálcio a 10%, como também, desenvolver e validar o método para quantificação do fármaco 5CN06LSVM. A análise macroscópica, a microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de energia dispersiva de raio-x (EDX), a taxa de encapsulação e o intumescimento e erosão foram avaliados. Os grânulos resultantes, com exceção da amostra B, foram ovais, não aglomerados e com uma superfície apresentando fissuras. O composto altamente hidrofóbico pode ser aprisionado até 67,17% dentro dos grânulos. Os grânulos mostraram baixo grau de intumescimento na solução de simulação de suco gástrico, mas em tampão fosfato pH 7,4 intumesceram rapidamente com erosão completa da rede polimérica em 60 minutos. Concluiu-se com este estudo, que é possível obter um sistema multiparticulado, utilizando um método simples, fácil e reprodutível, possível de ser utilizado para administração oral de fármacos hidrofóbicos.
Descrição: ANTONINO, R. S. C. M. de Q. Grânulos de alginato de cálcio contendo 5CN06-LSVM. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3821
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Santa Cruz Martins de Queiroz Antonino.pdfRayane Santa Cruz Martins de Queiroz Antonino2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.