Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3823
Título: Desenvolvimento de sistema microemulsionado para incorporação do 5CN05-LSVM
Autor(es): Martins, Jéssica Ohanna Andrade
Palavras-chave: Microemulsões
Derivado tiofênico
Fármacos
Data do documento: 27-Mai-2014
Resumo: Atualmente o tratamento convencional das enfermidades ocasionadas por fungos apresenta um número limitado de quimioteráoicos, os quais apresentam problemas sérios relacionados à efetividade, espectro de ação, toxicidade, baixa potência e farmacocinética inadequada. A 5CN05-LSVM é uma molécula com comprovada atividade antifúngica in vitro, baixa solubilidade e, possivelmente, baixa permeabilidade. Sistemas coloidais como as microemulsões (MEs) são utilizados como sistemas transportadores de fármacos, sendo formados por dois líquidos imiscíveis (água e óleo) na presença de um tensoativo e se necessário um co-tensoativo. Tais sistemas têm se mostrado capazes de favorecer a solubilidade de moléculas antifúngicas pouco solúveis, como é o caso do derivado tiofênico 5CN05-LSVM, possibilitando a administração e absorção destas com maior segurança e menor incidência de efeitos adversos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um sistema microemulsionado para incorporação do derivado tiofênico 5CN05-LSVM, bem como desenvolver e validar um método analítico por espectrofotometria de absorção no ultravioleta/visível (UV/VIS) para doseamento da molécula em microemulsões. As MEs foram obtidas a partir da elaboração de um diagrama de fases pseudoternário (DFPT) e a incorporação do 5CN05-LSVM deu-se o método de sonicação. A formulação selecionada apresentava em sua composição Polissorbato 80 (22,5%), Brij ® 52 (2,5%) na proporção de 9:1(tensoativo/co-tensoativo), triglicerídeo de ácido cáprico (8%) como fase oleosa e água deionizada (67%). Todas as formulações mostraram pH próximo da neutralidade e condutividade apropriada para sistemas óleo em água. A metodologia proposta para quantificação do 5CN05-LSVM nas MEs foi validada de acordo com as recomendações da Resolução 899/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As análises foram realizadas no comprimento de onda de 386 nm; o método demonstrou seletividade, linearidade, faixa linear, limite de detecção/quantificação, exatidão, precisão e robustez adequados para o uso pretendido. Concluiu-se com este estudo que o método analítico desenvolvido apresentou confiabilidade e segurança necessárias para o doseamento em sistemas transportadores de fármacos como as microemulsões, a incorporação do fármaco pelo método de sonicação mostrou-se simples, fácil e reprodutível, possibilitando futuros estudos como uma nova alternativa terapêutica.
Descrição: MARTINS, J. O. A. Desenvolvimento de sistema microemulsionado para incorporação do 5CN05-LSVM. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3823
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Ohanna Andrade Martins.pdfJéssica Ohanna Andrade Martins680.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.