Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3824
Título: Análise dos níveis de ansiedade na condição pré-competitiva de atletas de futsal do SESC-PB
Autor(es): Cunha Júnior, Marinaldo Fernandes da
Palavras-chave: Competitividade desportiva
Ansiedade
Futsal
Data do documento: 27-Mai-2014
Resumo: O esporte representa hoje um fenômeno com inúmeras dimensões: social, cultural e econômica do país. Atualmente a busca pelo bem-estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais, em função disso as práticas esportivas configuram-se como um elemento fundamental no cotidiano da população. Segundo Márques (2000), as emoções constituem um dos principais assuntos no que se refere às atividades desportivas, visto que os atletas estão expostos a diferentes níveis de ansiedade. A ansiedade ainda pode ser definida como um sentimento vago de nervosismo e incerteza, um estado emocional desagradável de medo ou apreensão. No entendimento de Berté Júnior (2004), a ansiedade é considerada como um grau anormal de apreensão causado por uma situação ameaçadora associada à personalidade do individuo no que se refere à tolerância e à tensão em geral. Segundo Cruz (1996, p. 79), “a ansiedade no rendimento desportivo apresenta-se como um processo relacional e um sistema de variáveis e processos psicológicos interdependentes, de natureza cognitiva e motivacional, experimentada em contextos desportivos”. No âmbito esportivo, a ansiedade pode afetar a desempenho de forma positiva, negativa, ou até indiferente, dependendo das características do indivíduo (BRANDÃO, 1995). Este trabalho monográfico analisou o nível de ansiedade em alunos de futsal do SESC-PB antes das competições esportivas que participam. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo exploratório, com o objetivo analisar o nível de ansiedade em alunos de futsal. Onde foi visto que os indivíduos eram no seu total do gênero masculino, com o tempo de atuação em sua maioria entre 3 a 5 anos e idade entre 11 a 20 anos. Os alunos estudados possuem um baixo teor de ansiedade ao mesmo tempo possuem um alto grau de autoconfiança.
Descrição: CUNHA JÚNIOR, M. F. da. Análise dos níveis de ansiedade na condição pré-competitiva de atletas de futsal do SESC-PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3824
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinaldo Fernandes da Cunha Júnior.pdfMarinaldo Fernandes da Cunha Júnior1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.