Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3829
Título: Gestão estratégica e gestão por competências: um estudo de caso no Fórum de Patos – PB
Autor(es): Justino, Khedja Mical Abrantes
Palavras-chave: Gestão Estratégica
Gestão por Competências
Tribunal de Justiça da Paraíba
Fórum da Comarca de Patos
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: As organizações públicas vêm passando por modificações no seu modelo de gestão, tal fato está ocorrendo devido às mudanças de paradigmas do mundo pós-moderno globalizado com internacionalização da economia. Com a finalidade de adaptar-se a essa nova conjuntura ambiental as organizações têm recorrido a novas teorias administrativas como a Gestão Estratégica e a Gestão por Competências para garantir a prestação de um serviço qualificado. Tais abordagens constituem o Gerencialismo que traz no seu arcabouço conceitual os ideais de uma prestação de serviço mais eficaz. Motivadas por esses fatores ambientais, as organizações precisam ajustar todo o seu planejamento e mobilizar os atores envolvidos no processo organizacional para inserir modelos de gestão. Essa monografia teve por objetivo “Compreender como a gestão estratégica do TJPB orienta a utilização da gestão por competências na gestão de pessoas do Fórum de Patos-PB”. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa do tipo descritivo, utilizando o método de pesquisa de estudo de caso simples. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram a pesquisa documental e a pesquisa de campo integrada pela utilização de uma entrevista e aplicação de um questionário. Ao analisar os dados foi possível observar que a instituição estudada já trabalha conforme o modelo de Gestão Estratégica e está elaborando a utilização do modelo de Gestão por Competências com a proposta de desenvolvimento de competências no quadro funcional integrante da organização.
Descrição: JUSTINO, K. M. A. Gestão estratégica e gestão por competências: um estudo de caso no Fórum de Patos – PB. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3829
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Khedja Mical Abrantes Justino.pdfKhedja Mical Abrantes Justino824.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.