Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3832
Título: Relações de poder em uma instituição de ensino: estudo de caso na Escola Municipal Dona Capitulina Sátiro, Cacimba de Areia - PB
Autor(es): Pereira, Layane Xavier
Palavras-chave: Relações de poder
Instituição de ensino
Tipos de Poder
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: Atualmente tem sido cada vez maior o esforço empregado pelos gestores para fazer com que seus negócios obtenham sucesso em meio à tamanha competitividade, e devido a este fator é de grande importância que haja uma boa relação de trabalho entre os profissionais de uma organização porque esta pode ser um fator primordial para proporcionar um ambiente de trabalho agradável, onde as pessoas tenham o prazer de trabalhar, e isto pode trazer benefícios para a empresa, pois o desempenho dos seus funcionários será de um nível maior. Assim sendo, o estudo das relações entre os funcionários e seu líder é de bastante relevância, pois muitas vezes o líder tem que usar do seu poder para fazer com seus liderados obtenham bom desempenho de suas funções. Diante do exposto, percebe-se a importância de se conhecer como se dão as relações de poder em uma unidade escolar, visto que de acordo com a literatura o trabalho entre os profissionais das escolas públicas geralmente se constituem em relações de poder, onde normalmente o diretor toma a maioria das decisões, predominando assim um poder centralizador, no qual as ordens são cumpridas sem serem questionadas pelos outros funcionários. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta como objetivo principal: Identificar o tipo de poder predominante na relação entre os profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Capitulina Sátiro, localizada na cidade de Cacimba de Areia- PB. De modo mais específico, busca descrever aspectos da hierarquia da organização, mostrar o posicionamento dos liderados a respeito das relações de poder que se dão na instituição como também verificar a influência do poder do gestor da escola na realização das atividades de sua equipe. Para tal, fez-se o uso da pesquisa descritiva, sendo o procedimento metodológico escolhido o método de estudo de caso, sendo as informações coletadas por meio de uma entrevista com a diretora da escola, e de um questionário aplicado aos colaboradores. Os resultados obtidos demonstram que na escola em questão não é exercido um poder centralizador por parte do gestor, podendo ser identificado que o poder predominante na relação entre o gestor e seus subordinados é o poder de perícia, devido à experiência da gestora na área de educação, como docente.
Descrição: PEREIRA, L. X. Relações de poder em uma instituição de ensino: estudo de caso na Escola Municipal Dona Capitulina Sátiro, Cacimba de Areia - PB. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3832
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layane Xavier Pereira.pdfLayane Xavier Pereira703.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.