Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3837
Título: Ensino de algoritmos e linguagem de programação no nível médio: um relato de experiência
Autor(es): Rodrigues, Rivanilson da Silva
Palavras-chave: Algoritmos
Linguagem de programação
Ensino
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: Considerando as altas taxas de evasão dos cursos ligados à tecnologia e a crescente demanda por profissionais qualificados nessa área,decidiu-se introduzir noções de algoritmos e programação a alunos do Ensino Médio, através de um projeto de extensão universitária como forma de incentivar desde cedo o ingresso de jovens nessa área. Assim, esse artigo propõe relatar as experiências obtidas durante a aplicação de um mini-curso de introdução a algoritmos e linguagem de programação para alunos do Ensino Médio provenientes de escolas públicas do município de Patos – PB. O curso contou com uma carga horária de 40 horas aula, dividido em duas unidades e os alunos participantes foram submetidos a um processo de avaliação continuada da aprendizagem.A linguagem de programação Python foi utilizada no curso para introduzir os conceitos básicos da programação estruturada de maneira simples. Ao final, o mini-curso foi considerado satisfatório atendendo a uma demanda de 78 alunos do Ensino Médio e obtendo uma taxa de evasão de 46%, índice inferior a cursos similares.
Descrição: RODRIGUES, R. S. Ensino de algoritmos e linguagem de programação no nível médio: um relato de experiência. 2013. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3837
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rivanilson da Silva Rodrigues.pdf5.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.