Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/384
Título: Relação dos índices antropométricos com fatores de risco cardiovascular
Autor(es): Muniz, Thatyane Tavares Moura
Palavras-chave: Avaliação antropométrica
Índices antropométricos
Risco cardiovascular
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Os índices antropométricos têm sido utilizados como instrumento de triagem para identificação do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O objetivo deste trabalho foi verificar a relação entre os índices antropométricos e os fatores de risco cardiovasculares. A pesquisa do tipo transversal, documental, descritiva e analítica e foi realizada no período de agosto de 2010 a julho de 2011 em uma Unidade Básica de Saúde da Família no município de Campina Grande-PB. Os dados foram analisados através de programa estatístico. A amostra constituiu-se de 104 pacientes, sendo 18,3% do gênero masculino e 81,7% do feminino, dos quais 48,1% correspondente à faixa etária de 60-80 anos. Observou-se que a Circunferência da Cintura apresentou correlação significativa com a pressão arterial (p<0,05), assim como os níveis de triglicerídeos e a Razão Cintura-Quadril com (R=0,232; p=0,027). Em adição, a proteína c reativa mostrou uma associação significante com o índice de massa corporal (p=0,014) e a circunferência da cintura feminina (p=0,003). Os resultados encontrados reforçam a utilização dos índices antropométricos como instrumento adicional na determinação dos fatores de risco cardiovascular, uma vez que são medidas simples, de baixo custo e de fácil interpretação, contribuindo assim, para a tomada de estratégias preventivas que visam reduzir os riscos de ocorrência de eventos cardiovasculares.
Descrição: MUNIZ, T. T. M. Relação dos índices antropométricos com fatores de risco cardiovascular. 2011. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/384
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thatyane Tavares Moura Muniz.pdfThatyane Tavares Moura Muniz311.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.