Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3843
Título: Inclusão digital: uma análise da importância da informática na produção, edição e leitura de textos com a utilização do Dosvox
Autor(es): Silva, Rafael Muniz da
Palavras-chave: Dificuldades
Deficientes Visuais
Dosvox
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: Todo o cidadão tem o direito a um ensino de qualidade não sendo diferente para os deficientes visuais. Mais muitas vezes as instituições de ensino e os professores que nela atuam encontram certas dificuldades em realizar tal atendimento, dificultando assim o desenvolvimento dos mesmos. Diante disso, este trabalho buscou identificar e analisar as dificuldades dos professores e alunos com deficiência visual do tipo cegueira na produção, edição e leitura de textos realizados em uma escola da cidade de Catolé do Rocha – PB, como também os benefícios acarretados com a utilização da ferramenta Dosvox em cima destas dificuldades. Para tal finalidade foram utilizadas 2 (duas) entrevistas do tipo exploratórias e não probabilísticas e 2 (duas) atividades, onde as entrevistas foram aplicadas 1 (uma) antes e a outra após as 2 (duas) atividades, sendo que 1 (uma) delas trabalha a leitura e a outra a produção e edição de textos.
Descrição: SILVA, R. M. Inclusão digital: uma análise da importância da informática na produção, edição e leitura de textos com a utilização do Dosvox. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Muniz da Silva.pdf4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.