Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3843
Título: | Inclusão digital: uma análise da importância da informática na produção, edição e leitura de textos com a utilização do Dosvox |
Autor(es): | Silva, Rafael Muniz da |
Palavras-chave: | Dificuldades Deficientes Visuais Dosvox |
Data do documento: | 29-Mai-2014 |
Resumo: | Todo o cidadão tem o direito a um ensino de qualidade não sendo diferente para os deficientes visuais. Mais muitas vezes as instituições de ensino e os professores que nela atuam encontram certas dificuldades em realizar tal atendimento, dificultando assim o desenvolvimento dos mesmos. Diante disso, este trabalho buscou identificar e analisar as dificuldades dos professores e alunos com deficiência visual do tipo cegueira na produção, edição e leitura de textos realizados em uma escola da cidade de Catolé do Rocha – PB, como também os benefícios acarretados com a utilização da ferramenta Dosvox em cima destas dificuldades. Para tal finalidade foram utilizadas 2 (duas) entrevistas do tipo exploratórias e não probabilísticas e 2 (duas) atividades, onde as entrevistas foram aplicadas 1 (uma) antes e a outra após as 2 (duas) atividades, sendo que 1 (uma) delas trabalha a leitura e a outra a produção e edição de textos. |
Descrição: | SILVA, R. M. Inclusão digital: uma análise da importância da informática na produção, edição e leitura de textos com a utilização do Dosvox. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843 |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafael Muniz da Silva.pdf | 4.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.