Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/385
Título: Avaliação de enteroparasitos em coentro (Coriandrum Sativum L) na feira central de Campina Grande-PB
Autor(es): Morais, Antônio Adailton de
Palavras-chave: Segurança alimentar
Coentro
Agricultura orgânica
Coriandrum sativum L.
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O consumo de vegetais in natura é recomendado como alimentação saudável, e como consequência pode favorecer a infecção parasitária, visto que esses alimentos são tidos como veículos de formas infectantes de enteroparasitos. Uma das principais hortaliças consumida na região Nordeste é o coentro (Coriandrum sativum L). Pelo exposto este trabalho objetivou verificar a presença de enteroparasitos em amostras da hortaliça em questão, comercializadas na feira central de Campina GrandePB. A pesquisa ocorreu no período de março a maio de 2011, o tipo de estudo foi experimental, qualitativo e de amostragem probabilística aleatória simples. Foi utilizado no estudo a técnica de sedimentação espontânea com adaptações, onde foram analisadas 48 amostras de um total de 124 pontos de venda dessa hortaliça. Semelhante a outras pesquisas na mesma região observou-se resultados expressivos de contaminação, com 97,9% de amostras com algum tipo de agente biológico, isto se deve provavelmente a um baixo padrão higiênico, práticas inadequadas na irrigação, cultivo, transporte, armazenamento e na manipulação. Espera-se que este trabalho contribua para implementações de ações que visem melhorar a qualidade desses alimentos tidos como saudáveis para a humanidade.
Descrição: MORAIS, A. A. de. Avaliação de enteroparasitos em coentro (Coriandrum sativum L) na feira central de Campina Grande-PB. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/385
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Adailton de Morais.pdfAntônio Adailton de Morais653.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.