Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3851
Título: A importância da comunicação interna nas organizações: um estudo no SEBRAE em Pombal - PB
Autor(es): Silva, Raimunda da
Palavras-chave: comunicação interna
gestão de pessoas
SEBRAE
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: As mudanças ocorridas no novo cenário exigem que as empresas imponham novas estratégias que as mantenham competitivas no mercado. E a comunicação, neste contexto, é ferramenta eficaz para o desenvolvimento e sucesso da organização, uma vez que é através dela que os participantes da ação ficam totalmente integrados e a contrapartida desta ação reverte em desempenho satisfatório. Diante da necessidade de novas propostas de estudos científicos que tratem do assunto é que surgiu o objetivo deste trabalho que visa estudar a comunicação interna e sua importância nas organizações tendo como objeto de estudo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE na cidade de Pombal- PB. Com o propósito de fornecer subsídios necessários para acréscimo de contribuições referentes ao estudo, a pesquisa é classificada como sendo qualitativa, descritiva e levantamento. Buscou-se para o alcance do objetivo um questionário semi-estruturado que foi aplicado aos colaboradores do SEBRAE com intuito de medir a importância da comunicação interna. Diante do pesquisado foi possível verificar que o estudo adquiriu novos conhecimentos e contribuições que poderão ajudar a organização a desenvolver um bom relacionamento entre seus membros. Fazendo relação com as teorias de comunicação e os resultados obtidos, observa-se que a comunicação interna melhora o relacionamento entre os colaboradores e gerência, a produtividade da organização e é indispensável para o desenvolvimento das atividades diárias.
Descrição: SILVA, R. A importância da comunicação interna nas organizações: um estudo no SEBRAE em Pombal - PB. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3851
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimunda da Silva.pdfRaimunda da Silva2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.