Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/386
Título: Avaliação do efeito da secagem de folhas de Passiflora edulis, em estufa com circulação de ar, sobre o rendimento de flavonóides
Autor(es): Oliveira, Arsênio Rodrigues
Palavras-chave: Plantas medicinais
Secagem
Passiflora edulis
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O presente estudo referiu-se a secagem das folhas de Passiflora edulis, espécie cultivada no semi-árido nordestino, utilizada tradicionalmente pela medicina popular e pertencente a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde / RENISUS. O objetivo foi demonstrar o efeito da secagem sobre o rendimento de flavonóides totais contidos nas folhas desta planta. Foram desenvolvidos estudos de secagem, extração e possíveis perdas e degradações dos flavonóides, sendo suas determinações importantes do ponto de vista da obtenção de produtos fitoterápicos de qualidade e estabilidade. As secagens foram realizadas seguindo planejamento experimental, utilizando uma matriz 2 3 + 3 repetições do ponto central, com aplicação de duas variáveis controladas, tempo e temperatura de secagem, e uma variável de resposta, rendimento de flavonóides totais. Os dados foram analisados pelo Softwere Statistica 7.0. Os resultados obtidos evidenciaram que as variáveis de entrada influenciaram nas respostas com significância estatística. Concluiu-se que a temperatura e o tempo de secagem mostram influência sobre o rendimento de flavonóides contidos na Passiflora edulis sendo recomendada a realização de estudos semelhantes para as diversas espécies de plantas utilizadas com fim medicinais para a determinação da faixa ótima de processamento.
Descrição: OLIVEIRA, A. R. Avaliação do efeito da secagem de folhas de Passiflora edulis, em estufa com circulação de ar, sobre o rendimento de flavonóides. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/386
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arsênio Rodrigues Oliveira.pdfPDF - Arsênio Rodrigues Oliveira622.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.