Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Janaína Iva de Assis-
dc.date.accessioned2014-05-29T13:09:31Z-
dc.date.available2014-05-29T13:09:31Z-
dc.date.issued2014-05-29-
dc.identifier.other21. ed. CDD: 658.40-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3860-
dc.descriptionLOPES, J. I. A. Identificação das estratégias geradoras de vantagem competitiva em uma pequena empresa na cidade de Patos - PB. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.pt_BR
dc.description.abstractAs pequenas empresas constituem hoje a maioria das organizações empresariais e são de inquestionável importância no contexto socioeconômico do país. Entretanto, são muitas as dificuldades enfrentadas por essas organizações. Para vencer os obstáculos impostos pelo mercado, as pequenas empresas precisam ter estratégias bem definidas, que proporcionem retornos superiores aos de seus concorrentes. Esta pesquisa tem como propósito a identificação das estratégias geradoras de vantagem competitiva em uma pequena empresa na cidade de Patos-PB. Justificada no fato que é preciso que a empresa conheça bem suas ações, principalmente as que lhe permitem desempenho superior, para que estas se antecipem aos eventos ao longo do tempo. Metodologicamente esta pesquisa foi classificada quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica buscou fundamentar os temas: estratégia; as cinco forças competitivas de Michael Porter; estratégias competitivas; cadeia de valor; vantagem competitiva e estratégias em pequenas empresas. O estudo de caso tomou por objeto de pesquisa a empresa Nóbrega Informática, uma pequena empresa localizada na cidade de Patos-PB, que atua no setor terciário na comercialização de equipamentos e suprimentos de informática, além da prestação de serviços por uma assistência técnica. Na coleta de dados utilizou-se entrevistas e observação sistemática. Os dados obtidos foram analisados através da análise do conteúdo. Para alcançar os objetivos de pesquisa, os questionamentos giraram em torno das estratégias competitivas genéricas e das cinco forças competitivas, abordagens propostas por Michael Porter. Assim, foi possível identificar que a Nóbrega Informática estava utilizando estratégias que geram vantagem competitiva para a organização e listar quais eram essas estratégias. Houve a compreensão que embora a empresa estivesse obtendo um desempenho superior, não havia uma estratégia competitiva bem definida. Fica o entendimento que estas estratégias foram utilizadas por pressão da indústria, ou seja, das forças que determinam a concorrência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Dante Flávio Oliveira Passospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPequenas Empresaspt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectVantagem Competitivapt_BR
dc.titleIdentificação das estratégias geradoras de vantagem competitiva em uma pequena empresa na cidade de Patos - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Iva de Assis Lopes.pdfJanaína Iva de Assis Lopes825.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.