Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3864
Título: Usabilidade e transparência pública: um estudo sobre a página de transparência de uma universidade púbica estadual
Autor(es): Souza, Janete Andrade de
Palavras-chave: Sociedade
Governo Eletrônico
Transparência
Usabilidade
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: O desenvolvimento das TIC trouxe para as pessoas mudanças na maneira de se comunicar e buscar informações, em especial após a criação da Internet. Atualmente, os indivíduos estão cada vez mais conectados em busca de conhecimento. Por este motivo, a chamada “Era da Informação” se transformou num desafio para as organizações públicas e privadas. O governo, numa tentativa de atender às novas demandas se lançou nesse universo tecnológico. O governo eletrônico, como é denominado o conjunto de informações e serviços oferecidos aos cidadãos em meios eletrônicos, surge para aproximar o Estado da sociedade e tornar a administração pública mais transparente. A utilização desses meios na divulgação das contas públicas implica a adoção de um importante conceito que é a usabilidade, através dele pode-se garantir a qualquer cidadão, mesmo este sendo pouco familiarizado com as ações do governo, compreender as informações e ter suas necessidades atendidas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a relação entre a usabilidade aplicada à página de transparência de uma universidade pública estadual e a percepção de seus estudantes sobre a transparência efetiva das informações divulgadas. A pesquisa se classificou como descritiva, quanto ao objetivo, como método se realizou um estudo de caso e o problema foi abordado de forma quantitativa. A amostra foi composta por 46 estudantes do Curso de Administração de um dos campi da universidade pesquisada. Para avaliar a relação entre a usabilidade e a transparência, foi adotado um questionário estruturado que seguiu as variáveis e dimensões desses dois conceitos, estabelecidas pela literatura. Como principais resultados foram identificados que: a página em estudo tem a usabilidade e a transparência avaliadas positivamente e que existe uma correlação de ínfima a forte entre elas. Entretanto, cabe à universidade melhorar alguns pontos pouco desenvolvidos para que o objetivo da página seja conquistado efetivamente, permitindo a todo cidadão o entendimento de sua prestação de contas e a partir daí o controle social de suas ações.
Descrição: SOUZA, J. A. Usabilidade e transparência pública: um estudo sobre a página de transparência de uma universidade púbica estadual. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3864
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janete Andrade de Souza.pdfJanete Andrade de Souza929.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.