Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3867
Título: Uma análise sobre o processo de preparação dos postulantes à adoção na vara privativa da infância e da juventude no município de Campina Grande(PB)
Autor(es): Pires, João Bosco Guimarães
Palavras-chave: Adoção
Nova lei de adoção
Direito da criança e do adolescente
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: Este artigo é fruto da experiência vivenciada no estágio supervisionado obrigatório do curso de Serviço Social, realizado na Vara Privativa da Infância e da Juventude (VPIJ) de Campina Grande – PB. Através do contato com o cotidiano profissional e a partir da promulgação da Lei 12010 de 2009, conhecida como nova lei de adoção, buscamos analisar o processo de preparação dos postulantes à adoção, que é um dos requisitos exigidos na legislação atual para habilitação e inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Buscamos investigar o objetivo desse período preparatório, qual sua importância e como tem sido a participação dos postulantes à adoção. Para a investigação foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi estruturada, realizada com 02 (duas) assistentes sociais que atuam no setor cível da referida instituição. Realizamos também uma pesquisa documental objetivando identificar a quantidade de participantes dos cursos preparatórios desde a promulgação da nova lei. A partir do estudo observamos que a preparação à adoção um aspecto que se destaca na atualidade, e que perpassa todo o atendimento na instituição analisada; sendo um período propício para a discussão dos aspectos legais, assim como dos aspectos subjetivos que envolvem o instituto da adoção. Entretanto, considera-se que a instituição deve buscar meios para aprimorar esse período preparatório.
Descrição: PIRES, J. B. G. Uma análise sobre o processo de preparação dos postulantes à adoção na vara privativa da infância e da juventude no município de Campina Grande(PB). 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3867
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Bosco Guimarães Pires.pdfJoão Bosco Guimarães Pires478.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.