Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3870
Título: Otimização aplicada à Logística Reversa
Autor(es): Sousa, Tathiana Leite de
Palavras-chave: Logística reversa
Reciclagem
Sustentabilidade
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: Este trabalho discorre sobre um aspecto da Logística Reversa que há pouco tempo começou a ser olhada mais atentamente pelas empresas. Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída dos produtos, a Logística Reversa tem que se preocupar com o retorno de produtos, materiais e peças ao processo de produção da empresa. Devido às legislações ambientais mais severas e maior consciência por parte dos consumidores, as empresas estão não só utilizando uma maior quantidade de materiais reciclados como também tendo que se preocupar com o descarte ecologicamente correto de seus produtos ao final de seu ciclo de vida. Além disto, muitas empresas têm feito da Logística Reversa uma arma estratégica em seu planejamento de negócios. A utilização da logística reversa pode ser um importante diferencial para algumas empresas, proporcionando uma vantagem competitiva em seus mercados. A Logística Reversa passou a utilizar a Pesquisa Operacional como método para a solução de seus problemas. Dentre as vantagens da utilização da Pesquisa Operacional na determinação da melhor alocação de recursos limitados ou escassos está a possibilidade da realização de simulações de situações reais, antecipando o conhecimento dos potenciais resultados e suas probabilidades de ocorrer. Os métodos, portanto, permitem a avaliação de alternativas com a otimização das atividades e de recursos. O objetivo deste trabalho é utilizar a Pesquisa Operacional para se obter uma solução ótima para o problema da Logística Reversa.
Descrição: SOUSA, T. L. de. Otimização aplicada à Logística Reversa. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3870
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tathiana Leite de Sousa.pdfTathiana Leite de Sousa1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.