Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3874
Título: Associação entre Capacidade Funcional e Variáveis Socioeconômicas em idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Monteiro, Michele Farias Nascimento
Palavras-chave: Estatística qui-quadrado
Razão de chances
Risco relativo
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: O teste qui-quadrado é uma estatística capaz de medir o grau de associação existente entre variáveis qualitativas categorizadas, sendo utilizada com frequência na área médica e em pesquisa clínica. Utilizou-se neste trabalho a estatística qui-quadrado com objetivo de verificar uma possível associação entre as variáveis: sexo, estado civil, grupo etário, frequência de contatos, nível socioeconômico, percepção de saúde, prática de atividade física e número de doenças, com a variável capacidade funcional em idosos cadastrados na estratégia saúde da família no município de Campina Grande-PB. Outra técnica que será utilizada é a razão de chances, que por sua vez mede o risco relativo calculando-se a probabilidade de ocorrência do evento em um indivíduo que foi exposto ao fator de risco e do indivíduo não exposto. Tendo em vista de que o risco relativo seja mais indicado para um estudo de coorte, ele será mostrado como ilustração. As técnicas foram aplicadas em um grupo de idosos no qual observou-se a existência de associação entre capacidade funcional e variáveis socioeconômicas, consequentemente, observaram-se valores significativos da razão de chances e do risco relativo nas variáveis em estudo.
Descrição: MONTEIRO, M. F. N. Associação entre capacidade funcional e variáveis socioeconômicas em idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família no município de Campina Grande-PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3874
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michele Farias Nascimento Monteiro.pdfMichele Farias Nascimento Monteiro593.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.