Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3878
Título: Aplicação de modelos mistos e modelos lineares generalizados mistos na estimação de componentes de variância
Autor(es): Siqueira, Evelyne de Farias
Palavras-chave: Componentes de Variância
Herdabilidade
Valores genéticos
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: No contexto da gen ética quantitativa, a estimação de componentes de variância e a predi ção dos valores gen éticos são procedimentos frequentes no melhoramento de caracterí sticas de importância econômica. A teoria dos modelos lineares mistos, aplicada dentro do contexto do melhoramento gen ético animal, tem um importante desenvolvimento e uma ampla utilização nos programas de melhoramento e na pesquisa aplicada, o que tem possibilitado a avalia ção de gen ótipos em diferentes programas de seleção e o melhoramento de esp écies de interesse econômico em uma grande variedade de condi ções ambientais. Em consequência das diferen ças gen éticas da popula ção, de ambiente, do tipo de án alise e do m étodo de estimação de componentes de variância, estas estimativas podem variar consideravelmente. O objetivo deste trabalho e estimar componentes de variância pelo método da M áxima Verossimilhan ça Restrita atrav és dos modelos mistos para a caracterí stica quantitativa e modelos lineares generalizados mistos para a caracterí stica bin ária, e predizer valores gen éticos para os animais sem registro fenóti pico no banco de dados simulados atrav és do software de programa ção estat ística R. Para as caracterí sticas quantitativa e bin ária em estudo o uso do m étodo da M áxima Verossimilhança Restrita por modelos lineares mistos e modelos lineares generalizados mistos foram adequados para estimar parâmetros gen éticos. As herdabilidades encontradas foram alta para a caracterí stica quantitativa e moderada para a caracter ística bin ária.
Descrição: SIQUEIRA, E. de F. Aplicação de modelos mistos e modelos lineares generalizados mistos na estimação de componentes de variância. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3878
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evelyne de Farias Siqueira.pdfEvelyne de Farias Siqueira617.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.