Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3879
Título: Correlação entre Índice de Conicidade (IC) e Razão Cintura Quadril (RCQ) de policiais militares do 10º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba
Autor(es): Freitas, Adriano dos Santos
Palavras-chave: Composição corporal
Índice de Conicidade
Razão Cintura-Quadril
Correlação de Pearson
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: A obesidade é uma doença crônica, definida como excesso de gordura corporal e tem origem multifatorial, em que ocorre concomitância de fatores de risco genéticos e ambientais. Levando-se em consideração a grande quantidade de problemas acarretados pelo excesso de peso corporal e a obesidade, despertou-se a atenção para investigação do perfil da composição corporal de policiais militares, realizada através da correlação entre Índice de Conicidade (IC) e da Razão Cintura-Quadril (RCQ), uma vez que estes são bons indicadores de obesidade. O presente estudo objetivou correlacionar, através do método de Pearson, os testes de avaliação do Índice de Conicidade com o teste Razão Cintura Quadril e traçar o perfil da composição corporal de policiais militares através dos resultados destes testes. O estudo caracterizou-se como descritivo de caráter exploratório com abordagem quantitativa. Foram avaliados 23 policiais militares do sexo masculino com idade entre 26 e 53 anos, pertencentes ao quadro de funções administrativas do 10º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. Os resultados encontrados para a amostra revelam que, de acordo com a tabela de classificação de risco para a Razão Cintura-Quadril 2% apresentaram risco muito alto, 22% classificaram-se como riso alto, 65% encontraram-se em risco moderado e apenas 4% apresentavam risco baixo. Relativo ao índice de conicidade o valor médio encontrado entre os participantes da pesquisa foi de 1,27 estando este valor acima do ponto de corte que é de 1,25 segundo a literatura abordada. Após o teste de Pearson, confirmou-se uma correlação entre as variáveis estudadas que apresentaram classificação quase perfeita (r=0,914). Conclui-se que há correlação entre o Índice de Conicidade e a Razão Cintura-Quadril, indicando forte semelhança entre os indicadores de risco. Observou-se que o índice de conicidade deve ser comparado aos demais indicadores antropométricos de obesidade, e que ele pode vir a ser utilizado para discriminar risco coronariano elevado. Como 96% do total da amostra apontam para a prevalência do sobrepeso e obesidade, parece haver uma necessidade de ações preventivas com relação às doenças relacionadas à obesidade, e de incentivo a prática de atividades físicas por parte do grupo estudado.
Descrição: FREITAS, A. dos S. Correlação entre Índice de Conicidade (IC) e Razão Cintura Quadril (RCQ) de policiais militares do 10º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3879
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano dos Santos Freitas.pdfAdriano dos Santos Freitas893.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.