Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3884
Título: Gestão Ambiental: enfoque em indústrias do ramo têxtil: um estudo no município de São Bento - PB
Autor(es): Ferreira, Jonh Eudo dos Santos
Palavras-chave: Sustentabilidade
Gestão Ambiental
Indústria Têxtil
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: O contexto de mercado atual tem considerado questões socioambientais como fatores indispensáveis na continuidade e solidificação das empresas perante o mesmo, sendo aspectos a serem discutidos nas diferentes instituições. O estudo em questão buscou analisar o desenvolvimento da Gestão Ambiental na Indústria Têxtil no município de São Bento-PB, para tanto foi necessário identificar as práticas sustentáveis desenvolvidas por essa indústria, comparar estas práticas com as desenvolvidas por outras organizações, além de mostrar os motivos que levam essas empresas a praticarem atividades nesse sentido. Por meio de uma abordagem qualitativa descritiva foi possível desenvolver um estudo de caso em três diferentes empresas do setor têxtil daquele município com uso de uma entrevista semiestruturada aplicada aos gestores das organizações que contribuíram para os seguintes resultados: dentre as práticas desenvolvidas estão a despoluição e reutilização da água no processo produtivo, cultivo da matéria-prima de forma ambientalmente responsável; destino adequado dos resíduos descartáveis e investimentos em material reciclado sendo incorporados na produção. Os principais motivos que impulsionaram as mesmas a adotarem essas práticas estão ligados ao atendimento das exigências legais, a diminuição dos custos na produção e como estratégia de autopromoção. Apesar de não existir um departamento específico que trate das questões socioambientais nessas empresas, o gestor é o responsável pela reflexão e monitoramento das atividades ligadas a essas questões. A partir desse estudo foi possível concluir que se faz necessário o desenvolvimento de um sistema de Gestão Ambiental nas empresas no sentido de promover o potencial de suas atividades, obtendo assim, mais benefícios para as mesmas, não se restringindo apenas às questões legais, mas que possa maximizar seus lucros e auxiliá-las no processo de solidificação diante do mercado competitivo.
Descrição: FERREIRA, J. E. S. Gestão Ambiental: enfoque em indústrias do ramo têxtil: um estudo no município de São Bento - PB. 2013. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3884
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonh Eudo dos Santos Ferreira.pdfJonh Eudo dos Santos Ferreira876.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.