Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/389
Título: Avaliação das prescrições de antimicrobianos dispensados em um estabelecimento comercial farmacêutico
Autor(es): Jales, David Filgueiras de Almeida
Palavras-chave: Antimicrobianos
Farmacologia
Resistência microbiana
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O uso desnecessário de antimicrobianos ocasiona implicações sérias como resistência. Em 2010, a ANVISA publicou a RDC nº 44, no intuito de controlar o uso de antibióticos por meio de regras como retenção da receita e identificação do comprador. Objetivou-se analisar as prescrições de antimicrobianos dispensados em um estabelecimento comercial farmacêutico, de modo a conhecer além da prevalência dos antimicrobianos mais prescritos, avaliar o cumprimento das exigências por parte do estabelecimento e dos prescritores preconizadas pela RDC nº44/2010. Tratou-se de estudo transversal quantitativo e documental por meio da análise das prescrições de antimicrobianos dispensadas entre os meses de Janeiro e Março de 2011 em uma drogaria localizada na cidade de Campina Grande – PB. O medicamento mais prescrito foi a azitromicina 500mg a forma farmacêutica de maior distribuição foram os comprimidos e 43% das prescrições não continham a duração total do tratamento. Como verificou-se um grande percentual de prescrições sem indicação da duração do tratamento, evidencia-se a necessidade da adoção de medidas que orientem ainda mais os profissionais prescritores, no intuito de melhorar o seguimento da antibioticoterapia pelo paciente.
Descrição: JALES, D. F. de A. Avaliação das prescrições de antimicrobianos dispensados em um estabelecimento comercial farmacêutico. 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/389
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David Filgueiras de Almeida Jales.pdfDavid Filgueiras de Almeida Jales519.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.