Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3890
Título: Os impactos da formalização através do MEI para os empreendedores individuais da cidade de Pombal - PB
Autor(es): Diniz, Pauliana de Cassia Oliveira Bezerra
Palavras-chave: Empreendedorismo
Informalidade
Microempreendedor Individual
Data do documento: 2-Jun-2014
Resumo: A legislação do Microempreendedor Individual (MEI) surgiu como uma maneira de proporcionar aos trabalhadores que atuam na informalidade ou ainda àqueles que têm o desejo de abrir seu próprio negócio, a consolidação de um empreendimento registrado, com baixo custo, e o acesso a diversos benefícios que eram impossíveis estando na informalidade, proporcionando, deste modo, grandes chances de crescimento para o negócio. Este trabalho teve como objetivo geral abordar o tema empreendedor individual, mais precisamente, descrever e investigar quais foram os impactos de acordo com os empreendedores pós‐ formalização, bem como abordar informalidade, empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil e principalmente analisar a contribuição da formalização para o crescimento desses empreendimentos. Neste sentido, o estudo tenta responder o seguinte questionamento: com a a formalização do MEI quais os impactos ocasionados aos empreendedores individuais em relação ao crescimento de sua atividade?. Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e para se chegar aos resultados foi feito um levantamento de dados realizado com 65 Microempreendedores Individuais formalizados na agência do SEBRAE Pombal-PB. O estudo é de fundamental importância por ser um tema recente e por existir poucos trabalhos com o determinado tema, e ainda, pode servir de base para outros estudos mais aprofundados, bem como para sanar alguma dúvida a respeito de como se formalizar. O conteúdo e os resultados obtidos puderam apresentar que os empreendedores individuais se sentem beneficiados em seu dia a dia por poderem desfrutar dos benefícios previdenciários, poderem emitir nota fiscal, o que consequentemente, aumentou o número de clientes, aumento no faturamento e melhorou a negociação com fornecedores, possibilitando o crescimento dos empreendimentos pesquisados.
Descrição: DINIZ, P. C. O. B. Os impactos da formalização através do MEI para os empreendedores individuais da cidade de Pombal - PB. 2013. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3890
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pauliana de Cassia Oliveira Bezerra Diniz.pdfPauliana de Cassia Oliveira Bezerra Diniz824.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.