Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Messias Rodrigues-
dc.date.accessioned2014-06-02T11:03:54Z-
dc.date.available2014-06-02T11:03:54Z-
dc.date.issued2014-06-02-
dc.identifier.other21. ed. CDD 658.408-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3891-
dc.descriptionRAMOS, M. R. Gestão Ambiental e vantagem competitiva: estudo de caso no Hotel Verdegreen. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, com o aumento da competitividade entre as empresas, a gestão ambiental surgiu como uma oportunidade de se obter lucro através de ações que preservem a natureza. Sendo assim, as empresas precisam se adequar às novas tendências do mercado com aplicação de estratégias de gestão ambiental, que se exploradas de maneira correta conduzem à identificar as oportunidades e obter vantagens competitivas. O objetivo dessa pesquisa é compreender como as práticas de Gestão Ambiental desenvolvidas pelo Verdegreen Hotel atuam como estratégias de marketing para obtenção de vantagens competitivas. O Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 melhora o desempenho ambiental das empresas permitindo ampliação e maior controle das ações. A ISO 14001 é responsável por conduzir à organização dentro do SGA que estará certificado, estruturado e integrado às atividades de gestão da empresa. Partindo de uma abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, foram obtidos dados através de entrevistas semiestruturada e análise documental. Ao analisar os dados coletados, identificou-se duas fases do hotel, uma antes e outra depois da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Foi possível observar que após a implementação do SGA houve um melhor desempenho ambiental e a obtenção de vantagens competitivas, tais como: redução do consumo de água e energia elétrica, redução de resíduos sólidos, incremento na satisfação dos hóspedes, melhoria na imagem do hotel perante a sociedade, diferenciação dos outros hotéis da região, aumento da demanda e fidelização de clientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ayalla Cândido Freirept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSistema de Gestão Ambientalpt_BR
dc.subjectVerdegreen Hotelpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titleGestão Ambiental e vantagem competitiva: estudo de caso no Hotel Verdegreenpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Messias Rodrigues Ramos.pdfMessias Rodrigues Ramos2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.