Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/391
Título: Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de manitol pelo método polarimétrico
Autor(es): Pereira, Rafael Caldas
Palavras-chave: D-manitol
Validação
Polarimetria
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O D-manitol é um carboidrato bastante difundido na natureza e uma matéria-prima de baixo custo, sua utilização encontra-se amplamente distribuída em vários campos, incluindo cosméticos, alimentos, produtos farmacêuticos, síntese orgânica, têxtil, dentre outros. O uso do CLAE para determinação do manitol é recomendado por algumas monografias oficiais, como a farmacopéia americana e a britânica, porém tal método não se mostra vantajoso devido a inúmeros fatores, tais como o tempo de análise, elevado custo e alta complexidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de solução parenteral manitol 20% e manitol matéria-prima pelo método polarimétrico, tendo em vista a simplicidade, rapidez, baixo custo e confiabilidade nos resultados obtidos por essa técnica. A validação da metodologia analítica é parte essencial para garantir a eficácia de um método. Os parâmetros investigados no processo de validação foram linearidade, exatidão, robustez, precisão, intervalo e especificidade. Os resultados obtidos comprovaram que o método é linear, preciso, exato e robusto, apresentando resultados reprodutíveis e confiáveis.
Descrição: PEREIRA, R. C. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica para determinação de manitol pelo método polarimétrico. 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/391
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Caldas Pereira.pdfRafael Caldas Pereira410.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.