Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCabral, Rose Angelly de Brito Araújo-
dc.date.accessioned2014-06-05T15:06:43Z-
dc.date.available2014-06-05T15:06:43Z-
dc.date.issued2014-06-05-
dc.identifier.otherCDD 658.046-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3911-
dc.descriptionCABRAL, R. A. de B. A. Redes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na Paraíba. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractNo contexto atual, com o crescente nível de competição do mercado nacional e internacional, não é fácil para uma organização se manter ativa de forma eficaz. Por isso as empresas estão cada vez mais se unindo em redes. As redes são instrumentos utilizados para que as empresas consigam enfrentar os seus concorrentes, além de dividir despesas e custos, em conjunto. O modelo de cooperação é uma das formas mais adotadas na gestão em rede. A criação de uma estrutura organizada de forma cooperada visa facilitar a troca de informações e atribuições de cada representante da rede, já que estes trabalham produzindo ou comercializando produtos similares, seja de um mesmo setor ou ramo de atuação. O setor de supermercados varejistas tem se destacado no mercado brasileiro e a adoção do sistema de redes de cooperação tem ajudado de forma positiva, principalmente, os PME’s do setor. Face ao exposto esse trabalho teve como objetivo analisar as práticas de gestão das redes de cooperação do setor varejista de supermercados no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com abordagens quanti-qualitativas, conduzida sob a forma de estudo de caso. Analisou-se a Rede Super Legal, que conta com 32 lojas espalhadas por 22 cidades da Paraíba. O instrumento da pesquisa foi um questionário baseado no modelo de Bortolaso (2009) composto por sete critérios: estratégia, coordenação, liderança, estrutura da rede, processos, relacionamento e resultados. A partir da análise dos resultados pode-se observar que a rede apresenta um bom potencial administrativo, desenvolvido através da cooperação de seus membros e do compartilhamento de poder entre os associados, no entanto, alguns pontos ainda precisam ser observados para melhorar as vantagens competitivas das lojas pertencentes a este grupo, principalmente ao que tange os critérios estratégia, processos e relacionamento, que apresentaram uma média razoável em sua avaliação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Sandra Maria de Araújo de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRedes de cooperaçãopt_BR
dc.subjectModelos de gestão em redespt_BR
dc.subjectRedes de supermercados varejistaspt_BR
dc.titleRedes de cooperação: análise das práticas de gestão em uma rede do setor varejista de supermercados na Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rose Angelly de Brito Araújo Cabral.pdfRose Angelly de Brito Araújo Cabral1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.