Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/393
Título: Estudo das principais enterobactérias responsáveis pelas infecções no âmbito hospitalar e comunitário: uma revisão
Autor(es): Alves, Rômulo Paulo Ribeiro
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Enterobacteriaceae
Resistência bacteriana
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: A família Enterobacteriaceae envolve micro-organismos ubíquos e constituintes da microbiota intestinal normal da maioria dos animais, incluindo seres humanos. As enterobactérias são importantes bactérias que predominam na microbiota intestinal humana, e são comumente associadas tanto a infecções na comunidade como a infecções nosocomiais.O objetivo foi realizar uma revisão da literatura sobre as principais espécies da família Enterobacteriaceae responsáveis pelas infecções comunitárias e hospitalares, assim como as gastrointestinais e a infecção urinária causada pela E. coli extra-intestinal, bem como as infecções atípicas relacionando os gêneros e problemática da resistência aos antimicrobianos. O problema da resistência bacteriana aos agentes antimicrobianos se apresenta como um grave complicador da infecção hospitalar, além de também freqüentemente se estender às infecções comunitárias, endêmicas ou epidêmicas. Trata-se de um trabalho descritivo que utilizou como metodologia o resgate do perfil literário, em que foi abordado os aspectos gerias da participação dos microorganismos da família Enterobacteraceae nas infecções hospitalares. Portanto é de fundamental importância estudar a família Enterobacteracea, sendo esta relacionada as principais bactérias causadoras das infecções hospitalares e hospitalares e comunitária, bem como infecções comuns e atípicas.
Descrição: ALVES, R. P. R. Estudo das principais enterobactérias responsáveis pelas infecções no âmbito hospitalar e comunitário: uma revisão. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/393
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rômulo Paulo Ribeiro Alves.pdfRômulo Paulo Ribeiro Alves476.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.