Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3939
Título: Programa bolsa família: críticas e perspectivas
Autor(es): Queiroz, Eliza Carla Aleixo de Araújo
Palavras-chave: Política social
Programa de transferência de renda
Bolsa família
Serviço social
Data do documento: 12-Jun-2014
Resumo: Este trabalho consiste numa discussão acerca do Programa Bolsa Família, uma política de transferência de renda mínima do governo federal. O interesse pelo tema decorre de fatores de duas ordens. De um lado, a contradição que se apresenta no crescimento paralelo, tanto da economia brasileira, que nos últimos oito anos criou mais de 15 milhões de novos postos de trabalho, como do número de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que no mesmo período passou de 3,6 milhões para 13 milhões de unidades beneficiadas, numa manifestação inequívoca de que, a chamada questão social permanece inabalada na experiência capitalista brasileira. De outro lado, são fortes e consistentes as críticas dirigidas ao Programa Bolsa Família, acusado de ser mera política compensatória e de renda mínima. O que se pretende então é analisar aquela contradição anunciada, e, mais do que isto, debater sobre as perspectivas para o Programa. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre essa temática das políticas sociais de transferência de renda no Brasil. Optamos por um dialogo preferencial com a análise crítico-dialético, especialmente com a “Política Social: fundamentos e história”, das autoras Behring e Boschetti. O que se constata é que há respostas bem diferentes para a questão formulada a respeito das perspectivas do Programa Bolsa Família.
Descrição: QUEIROZ, E. C. A. de A. Programa bolsa família: críticas e perspectivas . 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3939
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliza Carla Aleixo de Araújo Queiroz.pdfEliza Carla Aleixo de Araújo Queiroz479.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.