Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3942
Título: Samambaias da Estação Ecológica do Pau-Brasil, Paraíba, Brasil
Autor(es): Lourenço, Juan Diego Silva
Palavras-chave: Pteridófitas
Unidade de Conservação
Floresta atlântica
Data do documento: 26-Jun-2014
Resumo: O presente trabalho trata do levantamento da flora de samambaias da Estação Ecológica do Pau-Brasil, um fragmento de Floresta Atlântica, localizado no município de Mamanguape, estado da Paraíba. Foram conduzidas seis coletas entre novembro de 2009 e dezembro de 2011 objetivando explorar todos os ambientes da reserva. Os espécimes coletados foram herborizados seguindo a metodologia padrão e a identificação dos taxa foi feita através de bibliografia específica e auxílio de especialistas. O estudo apresenta comentários sobre todos os taxa, distribuição geográfica das espécies e chave de identificação para algumas espécies e gêneros. Foram registradas 14 espécies, 10 gêneros e oito famílias para a área de estudo. A família Pteridaceae, com quatro espécies, destacou-se como a mais representativa, seguida pelas famílias Lygodiaceae, Polypodiaceae e Thelypteridaceae, todas com duas espécies. Adiantum L. apresentou-se como o gênero mais rico, com três espécies. Neste trabalho, a espécie Marsilea minuta L. é apresentada como novo registro para o estado da Paraíba e segunda ocorrência para o nordeste Brasileiro.
Descrição: LOURENÇO, Juan Diego Silva. Samambaias da Estação Ecológica do Pau-Brasil, Paraíba, Brasil. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3942
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juan Diego Silva Lourenço.pdfJuan Diego Silva Lourenço2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.