Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3945
Título: Extrato de pimenta no tratamento de sementes de milho
Autor(es): Herculano, Wagner Kleber Silva
Palavras-chave: Capsicum frutescens
Zea mays
tratamento alternativo
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O milho é uma espécie de grande valor econômico e social, sendo cultivado por grandes e pequenos agricultores, de manejo agroecológico, ou não. A qualidade das sementes de milho é bastante afetada pelas condições ambientais e pela incidência de pragas e doenças. A principal forma de controle de pragas e doenças em sementes de milho é o tratamento químico, com inseticidas e fungicidas, respectivamente, entretanto, essa prática proporciona a ocorrência de danos ao meio ambiente. Tratamentos alternativos vêm sendo desenvolvidos por agricultores e pesquisadores para a substituição do tratamento químico. Como exemplo de tratamento alternativo em sementes podemos citar a utilização de frutos de pimenta, por meio de seu extrato ou frutos secos. Diante do exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do extrato de pimenta na germinação e desenvolvimento de milho (crioulo e híbrido). Para tanto, frutos de pimenta malagueta foram secados ao ar livre e colocados em estufa a 60°C por 48 horas. Após a secagem os frutos foram moídos e o extrato foi preparado adicionando-se 100g do pó de pimenta em 900mL de água destilada. Decorridas 48h de imersão da pimenta em água, o extrato foi filtrado e armazenado em frasco de vidro âmbar. As sementes de milho foram tratadas por meio da imersão em extrato de pimenta ou água (testemunha) por 10 minutos. O efeito do tratamento com extrato de pimenta no desenvolvimento das sementes de milho, híbrido (AG1051) e crioulo (Jaboatão), foi avaliado no campo e em papel germitest para o milho crioulo. No campo, o tratamento com extrato de pimenta não influenciou a germinação e o desenvolvimento das plântulas de milho híbrido AG1051 e de milho crioulo Jaboatão. Em papel gerbox, o tratamento com extrato de pimenta diminuiu o tamanho da radícula do milho crioulo Jaboatão. Conclui-se que o extrato de pimenta não teve efeito sobre o desenvolvimento inicial de sementes de milho semeadas no campo. No entanto, posteriores estudos são necessários.
Descrição: HERCULANO, W. K. S. Extrato de pimenta no tratamento de sementes de milhos. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3945
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - WAGNER KLEBER SILVA HERCULANO_protected.pdfPDF - Wagner Kleber Silva Herculano344.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.