Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Jefferson Felipe Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-27T14:10:57Z | - |
dc.date.available | 2014-06-27T14:10:57Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3950 | - |
dc.description | LIMA, J. F. S. de. Quali-Edu: Um processo de avaliação de qualidade do produto de software educacional. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, no Brasil, por meio do programa PROINFO proveniente do Ministério da Educação, é possível observar a crescente aparição de laboratórios de informática nas escolas públicas por todo território. Dos grandes centros, até os lugares mais remotos, o acesso à informática vem tentando conseguir seu espaço, como ferramenta nos processos de ensinoaprendizagem. Mediante pesquisa feita em trabalhos acadêmicos e científicos, observou-se que na maioria dos trabalhos que tratavam do desenvolvimento de Software Educacional, a avaliação da qualidade não era considerada nestes. Diante deste fato, surgem as indagações: Os softwares que são disponibilizados nos laboratórios de informática das escolas são detentores de qualidade suficiente e garantida para a utilização por parte do alunado? Quais foram os modelos utilizados para a avaliação destes? Nos trabalhos pesquisados, foi observada também a presença (na grande maioria destes) das normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598, como guias para o alcance da qualidade. Porém, nas situações encontradas, a presença do usuário final do Software Educacional (quais sejam, o professor e o aluno) foi descartada. Além disso, aspectos de qualidade relacionados ao uso desses softwares no ensino-aprendizagem também foram omitidos. Diante do exposto, este trabalho apresenta um modelo de processo de avaliação de qualidade do produto de Software Educacional, considerando aspectos educacionais na sua concepção, e que leva em conta um maior envolvimento do aluno e do professor na avaliação desse software. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciana de Queiroz Leal Gomes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Software Educacional | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de software | pt_BR |
dc.subject | Modelos de qualidade de software | pt_BR |
dc.title | Quali-Edu: Um processo de avaliação de qualidade do produto de software educacional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jefferson Felipe Silva de Lima.pdf | Jefferson Felipe Silva de Lima | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.