Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3952
Título: “Parece morrer”: sentidos de trabalho e aposentadoria para professores do Ensino Superior
Autor(es): Lima, Anna Karenyna Guedes de Morais
Palavras-chave: Aposentadoria
Atuação profissional
Professores universitários
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Por meio do trabalho o homem modifica e transforma o mundo, ao mesmo tempo em que se transforma e se humaniza. Diante disto é possível perceber a importância que o trabalho tem na vida do homem, ressaltando-se assim a centralidade do mesmo. A aposentadoria, nesse cenário, coloca-se como um horizonte de receios e de “inatividade”. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os sentidos do trabalho e da aposentadoria para professores de ensino superior que já tenham cumprido os requisitos para a aposentadoria. Participaram deste estudo nove professores de uma instituição pública de ensino superior da cidade de Campina Grande, PB, que já tinham cumprido os requisitos para a aposentadoria, mas que ainda continuam exercendo suas funções de docente. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumento uma entrevista semi-estruturada e foi analisada através da análise de conteúdo. Com relação aos resultados observou-se que o trabalho tem um sentido de centralidade na vida desses docentes, e quanto à aposentadoria, existe receio para a maior parte dos professores em se aposentar visto que muitos relacionam a aposentadoria à morte e ao esquecimento, e outros ainda a relacionam à inatividade e perdas, o que vem a confirmar o sentido do trabalho em suas vidas.
Descrição: LIMA, A. K. G. de M. “Parece morrer”: sentidos de trabalho e aposentadoria para professores do Ensino Superior. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3952
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Karenyna Guedes de Morais Lima.pdfAnna Karenyna Guedes de Morais Lima520.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.