Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3953
Título: Caracterização de extratos nebulizados de plantas medicinais por técnicas analíticas
Autor(es): Santana, Cleildo Pereira de
Palavras-chave: Fitoterapia
Plantas medicinais
Indústria farmacêutica
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O Brasil tem um grande potencial para a biodiversidade e riqueza de conhecimento tradicional, acumulado pelos habitantes locais, que tem acesso direto à natureza e à biodiversidade de produtos. Neste sentido, a Caatinga, principal bioma do semiárido, representa a quarta maior área coberta por uma única forma de vegetação no Brasil, sendo responsável por cerca de 60 % do território do Nordeste 1,2. Ximenia americana L. (Olacaceae) é uma planta encontrada principalmente em partes da América do Sul. É amplamente utilizada na medicina popular destas regiões, como antiséptico, antiviral, analgésico e antimicrobiano, no tratamento de dores de cabeça e ainda doenças mentais 2,3,4. A composição química da X. americana tem sido pouco investigada. O composto sambunigrina foi isolado na fração solúvel em acetato de etila do extrato alcoólico das folhas. Ácido gálico, galotaninos e flavonóides foram identificados pela primeira vez no gênero Ximenia 5.A Schinopsis brasiliensis Engl. (Anacardiaceae) é encontrada principalmente no semiárido. Alguns estudos têm demonstrado sua atividade antimicrobiana. Um novo alquilfenol, metil-6-eicosanil-2-hidroxi-4-metoxibenzoato e um esteróide incomum 5α,8αepidioxiergosta-6,22-dien-3-β-ol, foram encontrados através de estudos fitoquímicos. Outro estudo mostrou que o extrato de S. brasiliensis contém elevados níveis de compostos fenólicos (825,65 ± 40,99 mg g-1), dos quais cerca de 455,81 ± 50,41 mg g foram taninos e 11,29 ± 0,94 mg g -1 eram flavonóides 7-1.A maioria dos produtos à base de plantas utilizadas como ingredientes ativos farmacêuticos são extratos nebulizados obtidos por spray drying, devido à sua estabilidade física, química e microbiológica, melhor padronização, maior concentração de ingredientes ativos e compostos, além da conveniência na transformação de diferentes formas de dosagem 8. O processo de tratamento da matéria-prima vegetal visa a obtenção de um produto que atenda as exigências do mercado, bem como forneça a eficácia, segurança e qualidade. Na indústria farmacêutica, o uso de adjuvantes tecnológicos adequados, juntamente com a tecnologia de secagem por spray drying, representa um passo importante na garantia de estabilidade e qualidade adequadas de extratos vegetais 11. A incorporação de extratos secos em formulações é recomendada porque estes são facilmente obtidos,padronizados, e incorporáveis em formas de dosagem.
Descrição: SANTANA, C. P. de. Caracterização de extratos nebulizados de plantas medicinais por técnicas analíticas. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3953
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleildo Pereira de Santana.pdfCleildo Pereira de Santana723.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.