Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3956
Título: O estado da arte dos rituais familiares no Brasil
Autor(es): Fernandes, Thiago Silva
Palavras-chave: Ritos
Relações familiares
Família
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O estudo dos rituais familiares constitui-se um caminho, dentre tantos outros, para se conhecer a família a partir de sua dinâmica. Tendo em vista tal importância, este artigo teve como objetivo pesquisar o estado da arte sobre os rituais familiares no Brasil, no intuito de identificar os principais aspectos investigados nas publicações sobre o tema. Foi realizada uma revisão bibliográfica, considerando o período entre 2000 e 2013, em quatro principais bases de periódicos online: LILACS, Scielo, PePsic e PsycInfo. Os descritores utilizados foram: “rituais familiares”, “rituais e família”, “ritual familiar”. Por meio do processo de busca foram identificados apenas quatro artigos sobre rituais familiares publicados no Brasil entre os anos de 2001 e 2013. A escassez de produções sobre o tema no Brasil é considerável e intrigante, tendo em vista uma crescente produção na área da terapia familiar. Os artigos publicados estão divididos em quatro revistas científicas sendo duas de Enfermagem e duas na área de Psicologia. A análise permitiu verificar que as publicações em Enfermagem tendem a focar as rotinas familiares e não os rituais, diferentemente dos artigos escritos por psicólogos que focam os rituais familiares em detrimento das rotinas. A análise também possibilitou constatar uma confusão entre o conceito de rotinas e rituais familiares nos artigos encontrados. A pesquisa realizada permitiu identificar a necessidade de estudos que aprofundem e tragam um novo olhar acerca das famílias a partir dos rituais familiares.
Descrição: FERNANDES, T. S. O estado da arte dos rituais familiares no Brasil. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3956
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Silva Fernandes.pdfThiago Silva Fernandes617.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.