Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jôsy Suyane de Brito-
dc.date.accessioned2014-06-27T14:18:45Z-
dc.date.available2014-06-27T14:18:45Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3957-
dc.descriptionSOUZA, J. S. de B. Estudos preliminares para o gerenciamento nos laboratórios de Ensino de Química: Um caminho para a sustentabilidade. 2014. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA partir de um olhar crítico sobre as causas ambientais, as Universidades têm o dever de envolver seus alunos e funcionários em atividades que tragam a consciência de preservação mais presente em seu cotidiano. Não raramente, os laboratórios de ensino de química são potenciais agressores ao meio, tendo em vista a grande quantidade de produtos químicos concentrados nesses ambientes e que são manuseados diariamente. Diante dessas considerações, o objetivo principal do trabalho é configurar uma abordagem sucinta dos tipos de materiais estocados, qualificando-os e quantificando-os para ter uma ideia geral do passivo ambiental dos laboratórios didáticos. As etapas metodológicas compreenderam visitas programadas aos ambientes de ensino experimental de química, promovendo um diagnóstico inicial das instalações físicas e inventário das substâncias químicas estocadas em cada unidade. Na etapa posterior, foram estabelecidos critérios de organização e sinalização para minimização dos riscos ambientais oferecidos pelo uso cotidiano dos compostos químicos tóxicos. A mobilização dos técnicos, professores e alunos no compromisso de colaborar para a manutenção das alterações sugeridas representou uma etapa imprescindível para o êxito do programa de gestão ambiental que se pretende instalar nos laboratórios de química. Os resultados iniciais apontam para uma redução significativa de insumos pelo uso planejado de reagentes e soluções, bem como maior conforto ambiental e redução dos riscos de acidentes pela organização adequada dos produtos presentes no ambiente de aula. A geração de menor quantidade de resíduos pela diminuição da quantidade de reagentes é um resultado que contribui diretamente para redução do impacto ambiental causado pelas atividades experimentais de química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Evangelista de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProduto químicopt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectLaboratório de Químicapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleEstudos preliminares para o gerenciamento nos laboratórios de Ensino de Química: Um caminho para a sustentabilidadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jôsy Suyane de Brito Souza.pdfJôsy Suyane de Brito Souza331.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.