Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/396
Título: Avaliação da atividade antibacteriana de extratos de Annona Muricata L. (Annonaceae)
Autor(es): Silva, Francinaldo Ribeiro
Palavras-chave: Microbiologia
Microorganismos - Bactérias
Resistência microbiana
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Atualmente observa-se um grande índice de micro-organismos que se tornaram resistentes à terapia convencional, essa resistência tende a aumentar com o uso inadequado de antimicrobianos. Isso fez com que a pesquisa de novas substâncias ativas fosse intensificada. Com base no exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial antibacteriano in vitro de extratos hidroalcóolicos e aquosos da casca, folhas e fruto da Annona muricata L. (graviola) frente às cepas de Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. A atividade antibacteriana dos extratos da graviola foi determinada por difusão em placa com Ágar Mueller-Hinton usando o método de difusão em disco frente a cepas testadas. Os discos de papel foram impregnados com 20 µL dos extratos nas concentrações de 100; 50; 25; 12,5 e 6,25%. Os ensaios foram realizados em duplicata e as placas ficaram incubadas em estufa por 37°C/24h, sendo as leituras realizadas após este período através da medição dos halos de inibição de crescimento. Verificou-se que os extratos extratos hidroalcóolicos e aquosos mostraram-se ineficazes frente aos micro-organismos nas diluições testadas. Sugere-se o desenvolvimento de novos estudos utilizando outros métodos de difusão do extrato vegetal, bem como a utilização de extratos obtidos com outros solventes frente a fungos e outras cepas bacterianas.
Descrição: SILVA, F. R. Avaliação da atividade antibacteriana de extratos de Annona Muricata L. Annonaceae). 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/396
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinaldo Ribeiro Silva.pdfFrancinaldo Ribeiro Silva535.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.