Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3961
Título: Imobilização de microalgas Chlorella sp em matriz de alginato de cálcio para tratamento de águas residuais
Autor(es): Oliveira, Tereza Karolene Nascimento
Palavras-chave: Chlorella
Alginato de cálcio
Tratamento de águas residuais
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Os processos convencionais de tratamento de águas residuais geram subprodutos químicos perigosos e/ou carcinogênicos, os organoclorados. A tecnologia da imobilização de microalgas (Chlorella.) em matrizes de alginato de cálcio aumenta a longevidade fotossintética, viabilidade, durabilidade e atividade biocatalizadora celular. O presente estudo tem por objetivo questionar como é feito o processo de imobilização de microalgas Chlorella em matriz de alginato de cálcio para serem utilizadas na desinfecção de águas residuais. A metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica mostrando a necessidade da desinfecção de efluentes poluídos e os tipos de processos de limpeza de águas residuais, em especial o uso de microalgas imobilizadas em matriz de alginato de cálcio. Num segundo momento, uma pesquisa de campo, buscando demonstrar o tempo ideal para o cultivo das microalgas Chlorella sp imobilizada em matriz de alginato de cálcio e eficácia para a remoção biológica. Posteriormente, foi realizado o monitoramento de biorreatores instalados verticalmente, com leito preenchido com esferas microalgas Chlorella em matriz de alginato de cálcio.Os resultados da pesquisa mostraram que a adaptação das microalgas ao meio basal foi eficaz, com o crescimento máximo da densidade celular no sétimo dia, logo após dando início a fase de declínio. A Chlorella sp foi imobilizada a partir do quinto e sexto dias de cultivo. As esferas apresentaram aproximadamente um diâmetro de 4mm, massa de 0,371g e um volume de 33,51mm 3 . Houve o monitoramento dos bioreatores com 1L de volume com algas imobilizadas ao longo de 5 horas, ocorrendo o aumento significativo do pH de 6,0 em T 0 à 8,5 em T .O aumento do pH do meio em contato com as esferas de microalgas imobilizadas em meio de alginato de cálcio, demonstra a intensa atividade fotossintética das mesmas.
Descrição: OLIVEIRA, T. K. N. Imobilização de microalgas Chlorella sp em matriz de alginato de cálcio para tratamento de águas residuais. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3961
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tereza Karolene Nascimento Oliveira.pdfTereza Karolene Nascimento Oliveira684.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.