Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3965
Título: Análise físico-química de cervejas tipo pilsen comercializadas em Campina Grande na Paraíba
Autor(es): Alves, Lindemberg Martins Ferreira
Palavras-chave: Cerveja pilsen
Análise físico-química
Qualidade da cerveja pilsen
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: A cerveja é uma bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro originado a partir do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo. A matéria prima utilizada para a fabricação de cerveja deve ser de boa qualidade para que se obtenha o produto esperado. O objetivo deste trabalho foi realizar análises de padrão de identidade e qualidade de cervejas consumidas no Brasil do tipo pilsen. Análises foram realizadas no laboratório de Química Aplicada II e no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA), Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. As análises efetuadas foram: densidade relativa, pH, extrato seco total, acidez total e açúcar redutor em maltose, teor alcoólico, grau sacarométrico e grau de fermentação. Após estudo, os resultados obtidos das cervejas tipo pilsen das amostras I, II, II e IV estavam de acordo com dos valores estabelecidos pelo decreto n° 2.314/1997, ANVISA, e, portanto, apresentando-se como produtos de boa qualidade físico-química com exceção da amostra II e IV que foram abaixo no requisito grau sacarométrico e também o grau fermentativo sendo encontrada, em todas as amostras analisadas, maior que 60 se enquadrando como cerveja de alta fermentação, sendo que as cervejas pilsen, objeto de estudo, são de baixa fermentação. Através das análises físicoquímicas realizadas no produto pode-se garantir a qualidade necessária na elaboração e no produto final da bebida e também identificar possíveis fraudes na mesma.
Descrição: ALVES, L. M. F. Análise físico-química de cervejas tipo pilsen comercializadas em Campina Grande na Paraíba. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3965
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindemberg Martins Ferreira Alves.pdfLindemberg Martins Ferreira Alves677.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.