Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/397
Título: Efeito da secagem da menta x piperita l. (hortelã- pimenta) sobre o rendimento de flavonóides e polifenóis totais
Autor(es): Fialho, Gustavo José Dantas
Palavras-chave: Fitoterapia
Plantas medicinais
Hortelã-pimenta
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: Apesar da ampla utilização de plantas medicinais pela população, os estudos científicos sobre o assunto são insuficientes. Poucos programas têm sido estabelecidos para estudar a qualidade dos processos tecnologicamente adequados para obtenção do medicamento fitoterápico, como proposto pela Organização Mundial de Saúde. A secagem é uma técnica utilizada para a remoção de grande parte da água contida num produto vegetal a um determinado nível, dificultando degradações de origens físico-químicas, microbiológicas e enzimáticas, favorecendo assim a estabilidade química, microbiológica e farmacológica do produto final. O processo que representar maior resistência dos princípios ativos à secagem é o que predomina na escala de produção. Este trabalho teve por objetivo, avaliar o efeito da secagem utilizando a estufa com circulação de ar, sobre a concentração de flavonóides e polifenóis totais da planta Mentha x piperita L., popularmente conhecida por hortelã-pimenta. As folhas, parte da planta utilizada nesta pesquisa, foram coletadas em uma horta medicinal da cidade de Campina Grande-PB, e submetidas às secagens nas temperaturas de 40, 50 e 60 ºC. Em seguida, obtidos os extratos a serem analisados, procedeu-se ao doseamento das frações de flavonóides e polifenóis totais que se mantiveram presentes após as secagens. Observou-se que foi na temperatura de 50 °C onde ocorreu um maior rendimento dos dois componentes quantificados, comprovando-se que a temperatura e o tempo de secagem aplicados no processo escolhido, exercem grandes influências no rendimento final dos compostos presentes em uma planta. Sugere-se que novos trabalhos sejam realizados para verificação de teores dos compostos contidos nas plantas medicinais no sentido de determinar as melhores formas de secagem e assim obtenção de bons resultados qualitativos e quantitativos.
Descrição: FIALHO, G. J. D. Efeito da secagem da menta x piperita l. (hortelã- pimenta) sobre o rendimento de flavonóides e polifenóis totais. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/397
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo José Dantas Fialho.pdfGustavo José Dantas Fialho611.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.