Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3972
Título: Risco cardiovascular em policiais e bombeiros militares de Campina Grande – PB
Autor(es): Lucena, Maryanne Maia de
Palavras-chave: Dislipidemia
Saúde do trabalhador
Síndrome metabólica
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil e em todo o mundo, sendo a maior parte resultante de fatores de risco modificáveis como tabagismo, sedentarismo, etilismo, diabetes, obesidade, estresse, hipertensão e dislipidemia. Alterações no perfil lipídico estão frequentemente associadas à Síndrome Metabólica, transtorno cada vez mais comum na população moderna, cuja prevalência varia de 22 a 26,8% na população geral e 60% em indivíduos obesos. Levando estes dados em consideração, este trabalho teve como objetivo avaliar o risco cardiovascular de policias e bombeiros militares da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, a partir da análise do perfil lipídico e de dados antropométricos e clínicos. Por meio de um estudo transversal, realizado com 142 policiais (faixa etária entre 24 e 66 anos) e 74 bombeiros militares (faixa etária entre 24 e 49 anos), observou-se que 92,2% dos policias e 75,6% dos bombeiros apresentaram algum tipo de dislipidemia, com destaque para a redução de HDL-c, estando assim sujeitos a um maior risco cardiovascular. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de despertar a consciência dos militares acerca dos cuidados com a saúde, bem como das instituições que lotam os policiais e bombeiros, a partir de medidas preventivas e educativas.
Descrição: LUCENA, M. M. de. Risco cardiovascular em policiais e bombeiros militares de Campina Grande – PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3972
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maryanne Maia de Lucena.pdfMaryanne Maia de Lucena1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.