Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3974
Título: Análise físico-química de parâmetros de qualidade da água de abastecimento de uma cidade localizada no alto sertão do estado de Pernambuco
Autor(es): Silva Neto, João Lopes da
Palavras-chave: Água potável
Qualidade da água
Abastecimento de água
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O crescimento e desenvolvimento da humanidade dependem do fornecimento de água potável, evitando-se rejeição pelas pessoas, doenças e transtornos veiculados pela qualidade da água. Devido o longo período de estiagem e a seca que, em especial, o Nordeste brasileiro enfrentou e agravou-se entre 2012-2013, muitas cidades sofreram racionamento de água. Reservatórios não utilizados há anos e com águas poluídas foram alternativas para que a população não ficasse completamente sem água. Este trabalho de pequisa teve como objetivo analisar a água de abastecimento de uma determinada cidade localizada no alto sertão do estado de Pernambuco, sob diversos parâmetros de fisico-quimicos de qualidade da água: pH, Alcalinidade total, Acidez total, Dureza total e Quantificação de Cloretos. As substâncias presentes na água compõem parâmetros de potabilidade que são estabelecidos atualmente pela Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde. Foram usados métodos analíticos descritos pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. A água apresentou teores muito elevados de acidez, caracterizando alto grau de gás carbônico (CO ) livre; alta concentração de íons causadores de dureza da água e uma elevada concentração de íons cloreto presentes na amostra. A água foi classificada como imprópria para consumo humano.
Descrição: SILVA NETO, J. L. da. Análise físico-química de parâmetros de qualidade da água de abastecimento de uma cidade localizada no alto sertão do estado de Pernambuco. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3974
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Lopes da Silva Neto.pdfJoão Lopes da Silva Neto2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.