Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3977
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Bruno Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-27T18:01:36Z | - |
dc.date.available | 2014-06-27T18:01:36Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 570 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3977 | - |
dc.description | LIMA, B. O. de. Experiência das ações do PIBID numa escola pública da rede estadual de Campina Grande – PB. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação como base para a formação do cidadão vem se constituindo de novos horizontes, os quais visam estabelecer uma orientação firmada na contextualização, a qual insere a realidade sociocultural do aluno na prática do ensino. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato da experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES. A experiência foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio e Profissional Dr. Elpídio de Almeida (Prata), ao se desenvolver atividades educativas no ensino de Biologia, baseadas no programa do Ensino Médio Inovador no período de 2010 a 20013. De acordo com as diretrizes pedagógicas a aquisição do conhecimento a partir de situações problematizadoras estimula o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes quanto aos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que importam a compreensão da realidade vivenciada. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de um estudo descritivo experiencial, vivenciada. Inicialmente, foi feito o reconhecimento do espaço escolar, depois um período de observação ativa das aulas tradicionais, em seguida realiza-se um planejamento de atividades extraclasse e execução de atividades didáticas, e lúdicas. Por fim, como instrumentos de coleta e análise de dados, a aplicam-se roteiros de entrevistas e questionários. O Projeto PIBID/Biologia contribui para a melhoria do ensino-aprendizagem, relação docente/discente, numa perspectiva inovadora, mediante a reflexão sobre a ação educativa. Salienta-se, por oportuno, que o desenvolvimento desse trabalho na escola concorre para a formação inicial de bolsistas-PIBID, e contínua dos professores do ensino tradicional. A experiência como bolsista foi válida e extremamente rica, tanto em nível pessoal, como nível profissional, e serviu para mostrar a relevância da utilização de praticas inovadora no ensino de biologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Ramos de Brito | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Ensino tradicional | pt_BR |
dc.title | Experiência das ações do PIBID numa escola pública da rede estadual de Campina Grande – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruno Oliveira de Lima.pdf | Bruno Oliveira de Lima | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.