Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3978
Título: Aprender função, assim, é fácil: uma metodologia diferente aplicada ao ensino atual de função numa escola estadual de Campina Grande – PB
Autor(es): Oliveira, Ailton Diniz de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Função Matemática
Problemas matemáticos
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Relacionar os conceitos de função com o cotidiano dos alunos, utilizando a resolução de problemas com atividades claras e objetivas, exemplos práticos e concretos da sua aplicabilidade, de forma que os alunos venham a perceber a importância da matemática e a sua relação existente com o cotidiano, e dessa forma dar a minha contribuição para uma aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos foi o nosso objetivo. Mostrar a relação que existe do estudo de funções com o dia-a-dia dos alunos por meio de atividades praticas; construir o conceito de função por meio de atividades que levem os alunos a construir o seu próprio conceito do que realmente é uma função e a sua utilidade no seu cotidiano; tornar as aulas de matemática mais dinâmicas, interessantes e significativa por meio de exemplos práticos da resolução de problemas, foram nossas veredas. Para tal, metodologicamente, dividimos essa caminhada em dois momentos: No primeiro momento foi aplicado um pré-teste com quatro questões, para avaliar a real situação dos alunos em relação aos conteúdos. A partir daí foi feita uma breve apresentação histórica sobre e conteúdo de funções, suas primeiras definições, seus principais autores, suas áreas de aplicação e a sua importância no dia-a-dia. No segundo momento propomos aos participantes algumas situações problemas presente no cotidiano do aluno, e através do método de resolução de problema proposto por Polya. Realizada essa etapa aplicamos um pós-teste com quatro questões. Em suma concluímos, o ensino de função pode e deve ser aplicado de uma forma mais clara e objetiva e sendo assim propiciando um aprendizado mais significativo.
Descrição: OLIVEIRA, A. D. de. Aprender função, assim, é fácil: uma metodologia diferente aplicada ao ensino atual de função numa escola estadual de Campina Grande – PB. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3978
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ailton Diniz de Oliveira.pdfAilton Diniz de Oliveira515.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.