Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3979
Título: Modelagem matemática do processo de tratamento de águas contaminadas com fenol, usando processos oxidativos avançados
Autor(es): Silva, Suênio Anderson Feliciano da
Palavras-chave: Redes neurais artificiais
Redução de fenol
Tratamento de água
Foto-Fenton
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho foi utilizar a Inteligência Artificial, mais precisamente as Redes Neurais Artificiais (RNA’s), para predizer a remoção ou evolução da redução da concentração de Fenol em água contaminada, mediante Processos Oxidativos Avançados (POA’s). Utilizou-se o processo oxidativo foto-Fenton, onde foram estudadas as seguintes variáveis no modelo: concentração de ferro (Fe 2+ ), peróxido de oxigênio (H 2 O ), Fenol e tempo, com objetivo de obter o rendimento percentual do processo químico. As melhores arquiteturas encontradas na modelagem dos dados experimentais foram para quinze e vinte neurônios com, respectivamente, as funções de transferência logsig e purelin. Mostrou-se a eficiência da rede neural artificial como ferramenta na modelagem de processos de tratamento de água contaminado com fenol. Bem como, a eficiência do processo oxidativo avançado foto-Fenton no tratamento de água.
Descrição: SILVA, S. A. F. da. Modelagem matemática do processo de tratamento de águas contaminadas com fenol, usando processos oxidativos avançados. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3979
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênio Anderson Feliciano da Silva.pdfSuênio Anderson Feliciano da Silva1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.