Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/398
Título: Anemia ferropriva: uma revisão de literatura
Autor(es): Sousa, Ivandy Almeida de
Palavras-chave: Anemia
Anemia ferropriva
Epidemiologia
Hemograma
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: A deficiência de ferro é o distúrbio nutricional mais prevalente no mundo inteiro e afeta mais de um bilhão de pessoas, principalmente mulheres em idade fértil e pré-escolares das áreas tropicais e subtropicais. A deficiência de ferro na eritropoiese leva a uma queda descompensada entre o número de eritrócitos, o hematócrito (Ht) e a hemoglobina (Hb). No Brasil, a deficiência de ferro tem sido reconhecida como importante causa de anemia há mais de duas décadas. A Anemia ferropriva é particularmente prevalente nos dois primeiros anos de vida, devido às necessidades aumentadas de ferro durante os períodos de crescimento rápido e as quantidades inadequadas de ferro na dieta, principalmente na população de baixa renda. Na América Latina, estima-se uma variação da prevalência da anemia de 13% em homens adultos a 30% ou mais em gestantes. Anemia é a diminuição da hemoglobina total funcionante na circulação. É comum ser definida como o estado clínico no qual a hemoglobina e/ou os glóbulos vermelhos estão diminuídos. A partir deste estudo, onde foi feito uma revisão de literatura a respeito das Anemias Ferroprivas como um problema de saúde destacando sua existência, seu diagnóstico laboratorial, suas características clínicas, causas, prevenção e por fim seu tratamento.
Descrição: SOUSA, I. A. de. Anemia ferropriva: uma revisão de literatura. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/398
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivandy Almeida de Sousa.pdfIvandy Almeida de Sousa721.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.