Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3981
Título: Interações medicamentosas potenciais em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico
Autor(es): Firmo, Brenno David de Almeida
Palavras-chave: Medicamentos
UTI
Interação medicamentosa
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Interação Medicamentosa (IM) é considerada um fenômeno que ocorre quando os efeitos de um fármaco são modificados devido à administração simultânea de outro fármaco ou alimento. Essa interação pode resultar na diminuição, anulação ou aumento do efeito de um dos fármacos. Os pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) utilizam muitos medicamentos, apresentando uma maior probabilidade de apresentarem potenciais interações. Sob esse aspecto, foi conduzida esta investigação com o objetivo de analisar o perfil das interações medicamentosas e classificá-las quanto à gravidade em pacientes de uma UTI em um Hospital Filantrópico. Através de um estudo descritivo e exploratório de caráter transversal com abordagens quantitativas, foi analisada a prescrição médica do primeiro dia dos pacientes internados na UTI. A coleta foi realizada de março a julho de 2013. Das 90 prescrições analisadas, 53,3% eram de pacientes do gênero masculino. Foram identificadas 147 potenciais IM, numa média de 1,6 interação por paciente. Foram utilizados 70 princípios ativos diferentes. A furosemida foi o medicamento que mais apresentou interação. A interação mais prevalente foi entre omeprazol e ciprofloxacino. Com relação à gravidade das interações, a maioria foi considerada moderada. O estudo abre discussões sobre possibilidades de alternativas terapêuticas para minimizar as interações medicamentosas. O principal fator de risco observado no estudo para ocorrências das potenciais interações foi o número de medicamentos utilizados por paciente. Uma das ferramentas que pode auxiliar para evitar essas interações, é monitorar as prescrições médicas e identificar os medicamentos que apresentam alto potencial de interação. O farmacêutico tem um papel fundamental na análise das prescrições hospitalares, principalmente as prescrições de UTI, sendo um dos profissionais responsável por identificar as possíveis interações e intervir junto ao médico e enfermeiro, diminuindo a exposição dos pacientes a esses eventos indesejáveis.
Descrição: FIRMO, B. D. de A. Interações medicamentosas potenciais em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3981
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenno David de Almeida Firmo.pdfBrenno David de Almeida Firmo553.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.