Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Francinaldo Domingos-
dc.date.accessioned2014-06-27T18:06:24Z-
dc.date.available2014-06-27T18:06:24Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3982-
dc.descriptionPEREIRA, F. D. Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebra. 2013. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractNos estudos realizados, sobretudo na revisão de literatura nesta pesquisa, observou-se que o ensino-aprendizagem da Matemática de um modo geral, apresenta dificuldades de aprendizagem por parte de alunos de diversos graus de escolaridade. É notório que o conteúdo Função Modular é sem duvida um dos conteúdos matemáticos em que os alunos encontram as maiores dificuldades no Ensino Médio, tais como: representar graficamente funções modulares em sua forma analítica, determinar domínio e imagem de funções modulares, generalizar padrões ocorridos no gráfico da Função Modular para parâmetros quaisquer entre outras dificuldades. Porém, na medida em que trabalhamos o ensino-aprendizagem da Matemática com a utilização de aplicativos educacionais que possam suprir tais dificuldades, podemos obter êxito no que diz respeito à compreensão dos alunos. O objetivo geral da pesquisa foi utilizar o aplicativo GeoGebra para resolver tarefas de Exploração Matemática relativas ao conteúdo Função Modular de modo compreensivo numa turma do 1º Ano do Ensino Médio com o intuito de gerar nos alunos uma melhor compreensão do conteúdo. A pesquisa teve como objetivos específicos: realizar uma exposição do aplicativo GeoGebra aos alunos, introduzir o conteúdo Função Modular através de uma situação-problema, analisar como os alunos constroem os gráficos da função modular com o aplicativo GeoGebra e como exploram sua visualização e modificações dos parâmetros, proporcionar aos alunos a capacidade de relacionarem o gráfico das funções modulares com suas respectivas funções em sua forma analítica. A metodologia teve um caráter qualitativo, com o quantitativo apoiando o qualitativo e foi desenvolvida por intermédio da resolução de uma situação-problema. Essa pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2012, numa turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Zeca de Souza, localizada no município de Massaranduba – PB. Os resultados da pesquisa mostram a eficácia na melhoria da compreensão dos alunos em relação ao conteúdo Função Modular, com destaque para o ensino através das explorações matemáticas com o auxilio do aplicativo GeoGebra.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectFunção modularpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.titleTarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinaldo Domingos Pereira Parte 1.pdfFrancinaldo Domingos Pereira Parte 12.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Francinaldo Domingos Pereira Parte 2.pdfFrancinaldo Domingos Pereira Parte 21.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Francinaldo Domingos Pereira Parte 3.pdfFrancinaldo Domingos Pereira Parte 3583.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.