Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Francinaldo Domingos | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-27T18:06:24Z | - |
dc.date.available | 2014-06-27T18:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3982 | - |
dc.description | PEREIRA, F. D. Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebra. 2013. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos estudos realizados, sobretudo na revisão de literatura nesta pesquisa, observou-se que o ensino-aprendizagem da Matemática de um modo geral, apresenta dificuldades de aprendizagem por parte de alunos de diversos graus de escolaridade. É notório que o conteúdo Função Modular é sem duvida um dos conteúdos matemáticos em que os alunos encontram as maiores dificuldades no Ensino Médio, tais como: representar graficamente funções modulares em sua forma analítica, determinar domínio e imagem de funções modulares, generalizar padrões ocorridos no gráfico da Função Modular para parâmetros quaisquer entre outras dificuldades. Porém, na medida em que trabalhamos o ensino-aprendizagem da Matemática com a utilização de aplicativos educacionais que possam suprir tais dificuldades, podemos obter êxito no que diz respeito à compreensão dos alunos. O objetivo geral da pesquisa foi utilizar o aplicativo GeoGebra para resolver tarefas de Exploração Matemática relativas ao conteúdo Função Modular de modo compreensivo numa turma do 1º Ano do Ensino Médio com o intuito de gerar nos alunos uma melhor compreensão do conteúdo. A pesquisa teve como objetivos específicos: realizar uma exposição do aplicativo GeoGebra aos alunos, introduzir o conteúdo Função Modular através de uma situação-problema, analisar como os alunos constroem os gráficos da função modular com o aplicativo GeoGebra e como exploram sua visualização e modificações dos parâmetros, proporcionar aos alunos a capacidade de relacionarem o gráfico das funções modulares com suas respectivas funções em sua forma analítica. A metodologia teve um caráter qualitativo, com o quantitativo apoiando o qualitativo e foi desenvolvida por intermédio da resolução de uma situação-problema. Essa pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2012, numa turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Zeca de Souza, localizada no município de Massaranduba – PB. Os resultados da pesquisa mostram a eficácia na melhoria da compreensão dos alunos em relação ao conteúdo Função Modular, com destaque para o ensino através das explorações matemáticas com o auxilio do aplicativo GeoGebra. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Função modular | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.title | Tarefas Matemáticas com a Função Modular auxiliadas pelo aplicativo GeoGebra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francinaldo Domingos Pereira Parte 1.pdf | Francinaldo Domingos Pereira Parte 1 | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Francinaldo Domingos Pereira Parte 2.pdf | Francinaldo Domingos Pereira Parte 2 | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Francinaldo Domingos Pereira Parte 3.pdf | Francinaldo Domingos Pereira Parte 3 | 583.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.