Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3985
Título: Ajuste via modelos lineares generalizados para avaliação do controle biológico de insetos
Autor(es): Paulino, Allana Lívia Beserra
Palavras-chave: Estatística
Modelos Lineares Generalizados
Controle biológico de insetos
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Os Modelos Lineares Generalizados (MLG) foram introduzidos no in ício dos anos 70 como uma maneira de uni ficar v ários modelos estatí sticos, tendo um impacto signi ficativo no desenvolvimento da estatí stica aplicada. Isto permitiu desenvolver um algoritmo geral para a estimativa de m áxima verossimilhan ça em v ários modelos. Nos MLG pode-se relacionar a distribuição aleatóoria da vari ável dependente no experimento (a fun ção de distribuição) com a parte sistemática (não aleat ória) (ou preditor linear) por meio de uma fun ção chamada fun ção de ligação. O uso de modelos lineares cl ássicos, em alguns casos, não e apropriado para analisar dados de proporções, que são muito frequentes em entomologia, pois as pressuposições do modelo não são atendidas. Uma alternativa para a an álise desse tipo de dados e a utilização da teoria de modelos lineares generalizados, sendo a distribuição binomial, um caso particular, indicada para essas situa ções. O presente trabalho objetivou ajustar uma distribui ção de probabilidade aos dados de um ensaio biol ógico com insetos via modelos lineares generalizados; comparar qual fun ção de ligação melhor se ajusta aos dados por meio do crit ério de informa ção de Akaike (AIC) e por m, veri ficar a e ficiência dos extratos vegetais no controle biol ógico de insetos. Os dados foram disponibilizados pelo departamento de Plantas e Inseticidas do Departamento de Entomologia e Acarologia, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"(ESALQ/USP). Após o ajuste da distribuição de probabilidade, observou-se que a fun ção de ligação complemento log-log foi a mais adequada para se ajustar aos dados em questão, destacando-se alguns n íveis do fator em estudo.
Descrição: PAULINO, A. L. B. Ajuste via modelos lineares generalizados para avaliação do controle biológico de insetos. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3985
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allana Lívia Beserra Paulino.pdfAllana Lívia Beserra Paulino554.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.