Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3986
Título: Interações medicamentosas potenciais teóricas em pacientes com insuficiência renal hospitalizados na UTI-Adulta de um hospital filantrópico
Autor(es): Silva, Danillo Amorim da
Palavras-chave: Interação medicamentosa
Unidade de Terapia Intensiva
Prescrição de medicamentos
Insuficiência renal
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Objetivo: Identificar, quantificar e classificar as interações medicamentosas potenciais teóricas entre os medicamentos prescritos para pacientes com insuficiência renal, hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Adulto de um hospital Filantrópico. Métodologia: Coleta de dados através do preenchimento de formulários a partir das prescrições encontradas nos prontuários dos pacientes. As interações foram classificadas conforme os bancos de dados eletrônicos Drugs e Medscape. Resultados: Foram identificadas 15 interações potenciais teóricas de alta gravidade e 36 de moderada gravidade. Houve uma média de 4,8 interações por prescrição para a população com insuficiência renal. Os principais sistemas afetados foram: cardiológico seguido do Sistema Nervoso Central e respiratório. Conclusão: Os resultados mostraram um índice significativo de interações medicamentosas potenciais teóricas, o que reforça a problemática do tratamento medicamentoso na UTI, justificada pela alta complexidade. As interações medicamentosas potenciais teóricas moderadas foram mais prevalentes, diante da complexidade da farmacoterapia, um bom atendimento ao paciente não se baseia apenas em um diagnóstico correto, mas também em uma terapêutica eficiente e que adeque-se as condições do paciente. Dentro desse contexto pode-se ressaltar a contribuição do farmacêutico clínico na UTI junto à equipe multiprofissional.
Descrição: SILVA, D. A. da. Interações medicamentosas potenciais teóricas em pacientes com insuficiência renal hospitalizados na UTI-Adulta de um hospital filantrópico. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3986
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danillo Amorim da Silva.pdfDanillo Amorim da Silva535.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.